EQUIPE PEDAGÓGICA DA SEMED REALIZA PALESTRA NA ESCOLA MARIA DE SOUZA PEGO

Na manhã desta terça-feira (09/07) uma equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), esteve realizando uma palestra sobre prevenção do suicídio, para alunos da escola Maria de Souza Pego no Distrito de Nova Geasa. Essa escola atende do pré-escolar ao 9º Ano e tem aproximadamente 140 alunos.

Falar sobre suicídio significa quebrar um tabu. É difícil entender como alguém pode… Melhor não dizer. Ou dizer? Convivemos com a ideia – parcialmente correta – de que falar disso põe em risco pessoas fragilizadas, que têm considerado essa saída e… Você sabe. Por outro lado, o silêncio não tem impedido que ele aconteça. As estatísticas do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que os casos subiram 12% em cinco anos no Brasil. Entre os adolescentes de 10 a 19 anos, o aumento foi de 18%. Nessa idade, eles estão enfrentando as primeiras frustrações. Se o pior acontece, o ambiente escolar sofre. E com círculos familiares e sociais cada vez menores, a escola é praticamente o único lugar de socialização dos jovens. Por isso, coragem: entender esse fenômeno e como ele afeta os adolescentes pode prevenir mortes e provocar discussões saudáveis.

A Secretaria Municipal de Educação tem como objetivo buscar prevenir esse tipo de atitude dos adolescentes, falando que os problemas existem para todos e que devemos buscar a superação, com ajuda de pessoas próximas.

Destaque · Educação